Popular Post

Posted by : Unknown 3 de dezembro de 2014

Já se perguntou como surgiu a maquiagem que cobre seu rosto e te deixa tão linda? Não? Reunimos um pouquinho da história dessa invenção maravilhosa – que convenhamos, todas as mulheres agradecem todos os dias.

O princípio
O nome maquiagem vem do francês maquiller, cujo significado é pintar o rosto, mas os primeiros indícios datam do Egito Antigo, por volta de 3000 a.C!
O primeiro pigmento utilizado para o embelezamento de mulheres – e também homens - foi o Kohl. Ainda hoje usado como sombra, é uma substância preta que, além de um símbolo de status usado por nobres também era usado para proteger os olhos dos efeitos dos raios do Sol.

Beleza na Antiguidade
Naquela época, já eram populares entre os egípcios três produtos que hoje também utilizamos:
• Sombra: A mais antiga das maquiagens era usada pelos egípcios milênios antes de Cristo, era o kohl. Fragmentos desse pó - uma mistura do mineral malaquita com carvão e cinzas -, foram encontrados em vasos nas tumbas de Menes, faraó da primeira dinastia egípcia, de cerca de 3000 a.C.

• Blush: Segundo relatos do dramaturgo Aristófanes, na Atenas do século V a.C. as mulheres já usavam itens como gordura e tinta vermelha para produzir um efeito corado nas faces.

• Batom: na Roma Antiga, mulheres misturavam ingredientes como papa de cevada, chifre de veado moído e mel para produzir pastas que eram aplicadas nos lábios da boca. Porém, nessa época, a pasta produzida era utilizada para proteger os lábios contra o frio e o ressecamento. E quais eram as cores?
☼ Vermelho: na Antiguidade, essas maquiagens continham óxido de ferro, tirado de rochas moídas;
☼ Preto: a coloração era tirada de compostos contendo elementos básicos, como carvão e cinzas;
☼ Verde: obtido a partir de um minério chamado de malaquita, que tem coloração de tons verdes.
☼ Amarelo e ocre: a principal matéria-prima usada para produzir esses tons era a argila.

Mais tarde na Europa, tanto na Grécia como na Roma antigas, também foram desenvolvidos outros produtos de beleza. Contudo, após a queda do Império Romano (no século V d.C.), o uso desses produtos foi quase que abandonado na maior parte do continente europeu.

Idade Média
Na Idade Média, época mergulhada na religiosidade, maquiagem era sinônimo de pecado e luxúria, e aquelas que pintassem o rosto seriam então mulheres fáceis e prostitutas. Poucos sabem, mas a maquiagem já foi sujeita de punição semelhante à da bruxaria. Enquanto isso, no lado oriental e ainda na idade média, os chineses inventaram o pó-de-arroz. Assim, os japoneses passaram a utilizá-lo para uniformizar o rosto de mulheres, e com todas iguais evitavam-se os confrontos e ciúmes entre homens. O Oshiroi era aplicado, sendo esse um pó espesso e de caráter argiloso feito de farinha de arroz que até hoje é utilizado pelas famosas gueixas.


Popularização
Os cosméticos começaram a se popularizar apenas no século XVIII, mesmo que em muitos países, como a Inglaterra, muitas mulheres mais conservadoras considerava-los vulgares e associavam às ideias de promiscuidade. Esse preconceito só teve seu fim no início da década de 1920, que deu o impulso que faltava para a maquiagem se transformar em mania mundial.


No decorrer das décadas de 1900
Década de 30: o cinema foi essencial para a divulgação da maquiagem. As atrizes hollywoodianas conquistaram a todos. A principal característica da maquiagem nessa década eram as sobrancelhas finas e olhos pretos esfumados.


Décadas de 40 e 50: lábios realçados, delineador, cílios postiços e sombras em tons pastéis e claríssimos, traziam aspecto feminino e delicado à mulher. A diva dos cinemas Marilyn Monroe é um exemplo perfeito para as décadas. Com sua pele clara e lisa, abusava de batons vermelhos, tornou-se ícone de beleza.


Década de 60: as principais características dessa década são a liberdade de expressão e o exagero. A modelo Twiggy e seu estilo andrógino caracterizam bem esse período.


Década de 70: as cores de maquiagem tornaram-se populares, acompanhando as coleções da alta-costura francesa, italiana e inglesa. Com o movimento hippie tornou-se colorida e bem viva, o que podemos ver na imagem abaixo da revista Vogue (UK) do dia 15 de abril do ano de 1971.


Década de 80: houve uma certa divisão entre as mulheres dessa época. Em um lado mulheres com makes elaborados e excessivos, e do outro algo mais natural e clean, seguindo a tendência do culto ao corpo saudável.

Década de 90: período minimalista, onde o natural foi o escolhido para ser o padrão mundial de beleza.


A partir dos anos 90, temos uma contínua evolução dos nossos sagrados produtos, agregando à eles qualidade. É uma aquarela de cores e texturas, com produtos exclusivos para cada tipo e tom de pele, que visam realçar o belo e disfarçar as imperfeições, sem mencionar que ainda nos proporcionam proteção contra raios UV, previnem contra rugas, além de outros tratamentos.


Beleza e Maquiagem: o princípio. Tutorial Maquiagem Egípcia.



Alunos:
Andressa Colombes
Jenniffer Furtado
Laura Franca
Luana Franca.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright ©

Mecaniquismo
- Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -