Popular Post

Posted by : Unknown 3 de dezembro de 2014

Não é por menos que a Petrobrás há 6 anos vem revezando com a Google a liderança de pesquisas relacionadas às empresas dos sonhos dos jovens brasileiros. Tudo isto em decorrência da grande “ascensão profissional” que pode ocorrer com a maioria das pessoas que lá conseguem ingressar como funcionário.
As chances de ingresso na empresa, que tem grande prestígio hoje em dia, são maiores devido à programas como auxílio educação, bolsas para escolas técnicas, incentivos para pós graduação entre outros.

Com a conquista de um emprego na Petrobras, há uma grande possibilidade de crescimento profissional; com a avaliação de seu desempenho, é possível receber uma promoção. A carreira tem níveis como: Junior, pleno, sênior, consultor e gerente.

Existem também níveis de maior excelência como Diretor e Presidência da empresa, sendo que estes dois só são aprovados pelo Conselho de Administração da Petrobrás, indicado pela presidência da república.


Reunião sobre instruções de trabalho.

O que deve se fazer para conquistar um emprego na Petrobras?

Existem duas formas para conseguir um emprego na Petrobrás: concurso público e programas de estágios.

Concurso público:
Feitos por meio de inscrições normalmente pelo site (www.cesgranrio.org.br). As provas têm uma taxa de inscrição. Tais provas se assemelham a provas de vestibulares para universidades, porém com um olhar mais prático que teórico.
Há também vários editais informando as profissões oferecidas, locais disponíveis, locais de provas, salários, data da prova entre outras informações.

Um dos grandes atrativos para os aprovados é o pacote de benefícios. Além do salário-base e da participação nos lucros, oferece também previdência complementar, benefícios educacionais para filhos de empregados (da creche ao ensino médio) e plano de saúde (médico, odontológico, psicoterápico e benefício farmácia).

Quais os canais de contato com a Petrobras, nos casos de dúvidas sobre processos seletivos públicos?

Existe o e-mail concursos@petrobras.com.br e o telefone (21)3224-2011 para tirar dúvidas e fornecer informações a respeito dos processos seletivos públicos. Também há outros canais corporativos, como o da Ouvidoria (ouvidoria@petrobras.com.br)

Programa de estágios

A segunda forma de entrar na Petrobras são os estágios. Para ser estagiário é necessário atender alguns pré-requisitos:

• Estar em situação de vulnerabilidade social (a partir da renda familiar e do Cadastro Único do Governo Federal);

• Ter entre 15 e 21 anos e 11 meses (para vagas das áreas administrativas);

• Ter entre 17 anos e 9 meses e 21 anos e 11 meses (para vagas nas refinarias e em laboratórios de pesquisa);

• Frequentar o sistema de ensino regular;

• Residir no entorno das unidades da Petrobras.

O Programa tem duração de dois anos. Instituições sociais conveniadas assinam a carteira do jovem aprendiz, com o pagamento de um salário mínimo, 13º salário, férias, FGTS, além de auxílio para alimentação e transporte.

Além das admissões e do pagamento dos salários, as instituições são responsáveis pela gestão, orientação, docência, supervisão e acompanhamento de todo o Programa.

Durante a vivência profissional, os aprendizes terão supervisão dos gestores locais das unidades da Petrobras.



Como fazer para ingressar em um estágio?

Cada local realiza seu processo seletivo em uma data determinada, que depende do término da edição anterior do Programa. Somente após dois anos do início de cada edição é que as instituições e os comitês locais da Petrobras iniciam a seleção dos jovens, com novas inscrições.

As normas e procedimentos de recrutamento e seleção são de responsabilidade dos comitês locais. Distribuídos em 29 regiões do PPJA pelo país, eles têm autonomia para executarem seus processos seletivos.

No estado do Paraná, o local de inscrição é:

Gerar - Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional

Endereço: Rua Ébano Pereira, 44 - Curitiba/PR

E-mail: gerar@gerar.org.br

Telefone(s): (41) 3039-6599

Site: www.gerar.org.br

Qual é a maior área de procura?

A área de Mecânica lidera, tendo também foco a engenharia de equipamentos.

1º - Engenheiro Mecânico

Formação necessária: graduação superior em engenharia mecânica.

O que faz: Acompanha, participa e executa atividades de desenvolvimento, manutenção e inspeção de equipamentos, instalações e sistemas, e de estudos de viabilidade técnica de projetos, de acordo com as premissas da companhia, além de participar de avaliação de riscos de implantação de empreendimentos.



2°- Engenheiro de Petróleo

Formação necessária: graduação superior em engenharia. “Fazemos a seleção de pessoas formadas em linhas diversas de engenharia e depois elas vão fazer os cursos de formação”, diz Correa. O curso de formação do engenheiro de petróleo oferecido pela Universidade Petrobras, um dos cargos técnicos mais especializados, dura cerca de um ano.

O que faz: Acompanha, participa e executa os trabalhos de perfuração, completação e manutenção de poços, cálculos das reservas de óleo e gás e estudos integrados de reservatórios, e participa do processo de certificação de reservas.



3°- Engenheiro de processamento

Formação necessária: graduação superior em engenharia química.

O que faz: Acompanha, participa e executa atividades relacionadas aos processos de otimização, produtividade, qualidade de dados, projetos, operações, insumos e matérias-primas, desenvolvendo e utilizando modelos matemáticos e programas de simulação para validação dos processos químicos, petroquímicos e de logística.



Qual a remuneração que é possível obter?

• Nas áreas citadas acima, o salário inicial mínimo de 7,4 mil reais, mas pode ser ainda maior dependendo dos regimes de turnos.

• Nas áreas comuns variam entre R$ 3.400,47 a R$ 8.081,98.

• Um experiente engenheiro de petróleo, por exemplo, pode receber até 100 mil reais mensais.

• Um engenheiro mecânico, ou de petróleo ou de processamento, recebe normalmente na faixa de 15 mil a 20 mil reais mensais.

Quais as áreas de empregos que são oferecidas aos participantes de concursos?

Os cargos de nível superior são para administrador, analista de comercialização e logística – transporte marítimo, contador, enfermeiro do trabalho, engenheiro civil, engenheiro de equipamentos, engenheiro de petróleo, engenheiro de processamento, engenheiro de produção, engenheiro de segurança, geofísico, médico do trabalho e profissional de comunicação social – relações públicas.

As vagas de nível médio/técnico são para técnico ambiental, técnico de administração e controle, técnico de comercialização e controle, técnico de enfermagem do trabalho, técnico de estabilidade, técnico de exploração de petróleo, técnico de informática, técnico de inspeção de equipamentos e instalações, técnico de logística de transporte, técnico de manutenção, técnico de operação, técnico de perfuração de poços, técnico de projetos, construção e montagem nas especialidades de edificações, elétrica, eletrônica, estruturas navais, instrumentação e mecânica, técnico de segurança, técnico de suprimento de bens e serviços e técnico químico de petróleo.

Por isso tudo, não é atoa que a média de anos que os funcionários ficam na Petrobrás é de 17 anos, pois são imensuráveis as oportunidades após o ingresso nesta empresa tão conceituada.

De acordo com Octavio Gouveia, professor e coordenador de um curso preparatório CPOG no Rio de Janeiro, em entrevista a revista exame, afirma que os que almejam uma vaga na Petrobrás devem estudar por dia no mínimo 2 horas e no máximo 4h, a concentração e estudos é a formula mais eficaz de conquistar um lugar na empresa dos sonhos de muitos.



Referências:
http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/como-conseguir-um-empregao-na-petrobras
http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2014/09/petrobras-abre-selecao-para-8088-vagas-de-nivel-medio-e-superior.html



Alunos:
Gabriel Augusto
Henrique das Almas
Kleller Lima
Leandro Cassel
Paulo Mori
Matheus do Carmo
Thales Martins.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright ©

Mecaniquismo
- Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -